A COR DO GATO – ÉTICA X RESULTADOS

Não quero saber se o gato é branco ou preto. O que importa é que ele pegue o rato!

 

Essa frase é muito utilizada quando se quer deixar claro que o resultado de uma ação, de um projeto, de uma obtenção de meta ou de uma determinação é mais importante do que os detalhes de saber quem, quando, onde ou como será a realização deste projeto.

 

Ou seja: O substantivo (resultado) é mais importante do que os pronomes ou advérbios (eu, ele, nós, quem, quando, quanto, onde, como…).

 

Contudo, não se deve confundir isso com essa outra frase:

 

– Os fins justificam os meios!

 

Nesta segunda afirmação, tende-se a compreender que o resultado final deve ser obtido a qualquer preço e, nesse caso, os princípios éticos podem ser prejudicados.

 

Devemos lembrar, sempre, que o êxito a qualquer preço não é sinônimo de sucesso, mas, sim, de egoísmo e que na maioria das vezes vem acompanhado da enganação, da falta de escrúpulos e de dignidade.

 

Quem adota este princípio de vida, o do sucesso a qualquer preço, beira as raias da psicopatia, do egocentrismo e da falta de caráter.

 

É muito comum vermos alguns participantes de reality shows que infestam as televisões brasileiras dizendo que fariam qualquer coisa para ganhar o prêmio.

 

Qualquer coisa? Você mataria, roubaria, enganaria para se beneficiar de algo? O ideal é que você vá até os limites de suas forças e de sua capacidade, que se esforce, que utilize de seu conhecimento e de sua sabedoria, que aplique todo o seu potencial para o sucesso daquela realização; mas, além disso, não!

 

Também na área de vendas, o profissional que vende de maneira errada venderá uma vez só! Por quê? Porque, nesse exemplo, ele criou a relação perde-ganha, onde ele (vendedor) ou sua empresa ganha, mas, o cliente perde.

 

Ao ultrapassarmos esta linha moral, estaremos pisando no solo da mentira e da falta de ética. Qualquer semelhança com o esteio político pode, ou não, ser mera coincidência!

 

As lideranças das Organizações querem sempre “pegar o rato”, ou seja, obter os melhores resultados. E, muitas vezes, não se preocupam com alguns detalhes das rotinas ou procedimentos necessários a melhor obtenção destes. Por isso, em algumas situações, não se quer saber a “cor do gato”.

 

Se as rotinas, os procedimentos e as equipes estão bem organizados e dimensionados e a execução for correta então, provavelmente, o resultado acontecerá a contento.

 

Neste caso, não importa quem, individualmente, teve maior destaque; afinal, o “todo” teve mais valor e, no final das contas, o “rato” foi pego. Quando as equipes trabalham unidas, comprometidas e motivadas, na maioria das vezes pegaremos o rato de forma ética, prática e eficaz.

 

Assim também vale para as ações pessoais. Se você tiver a determinação para se focar em seu objetivo, não importará a cor do gato, nem a terra em que ele pisa, nem se está chovendo ou se o sol brilha; certamente, com foco, planejamento, ação e ética, você pegará o rato e atingirá o que se propõem.

 

Uma semana de sucesso é o que vamos e merecemos ter.

nota: O vídeo relativo a este artigo pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/44sd3elIKdk

_______________________________________________________________________

Gerson Raul Persike é um especialista em atendimento, vendas, telesserviços e preparação de lideranças empresariais. Filósofo, pós-graduado em Gestão Estratégica de Empresas, mestrando em Comunicação, oficial R/2 da reserva do Exército Brasileiro e formado no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral, aplica assessorias nas áreas de gestão de talentos, capacitação de lideranças e formação de equipes motivadas e produtivas. Empresário, é diretor-presidente da empresa “Comunicação & Mercado – Inteligência em Gestão – Treinamento & Desenvolvimento – Educação Corporativa”. Escritor, articulista, consultor e palestrante internacional. Efetua, também, cursos, treinamentos, palestras motivacionais, gestão e planejamentos comerciais e de atendimento para Organizações de sucesso no Brasil e exterior.

www.cmtreinamento.com.br – YouTube: GERSON PERSIKE

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *